quinta-feira, 8 de maio de 2008

FOI HÁ QUASE 10 ANOS

Foi há quase 10 anos....que aqui cheguei, cheia de esperança e vontade de fazer coisas novas, neste Alentejo seco e árido para quem vem de novo, mesmo que retorne, mesmo que tenha aqui raízes. Nessa altura, pensava ser possível fazer parte deste "mundo". Hoje acho que não.
Segunda feira foi a enterrar um amigo. Na verdade, mais amigo do meu pai que meu....talvez pela diferença de idade ou apenas de vivência social, política, vivência....ponto. Eu sempre lhe chamei Pinto de Sá pai. Pai do presidente da Câmara deste Montemor-o-Novo, onde vivo, encontrava-me por aí, nas mais variadas alturas desta minha vida alentejana e falávamos. Muito. Desabafos, a maior parte das vezes, revoltas, constatações. Tinha mau feitio...diziam.Eu gostava! Diziam muitas coisas...que foi da pide...imagine-se!!!...companheiro de luta do meu pai, no período pós 25 de abril, sempre foi um homem de esquerda, sempre se assumiu. e AGORA??? o QUE IRÃO DIZER MAIS? Podem dizer que trabalhou até ao fim. Que sempre se quiz manter activo e vivo. Que era ele mesmo, apesar do que diziam!!! Eu gostava! Dizia tudo o que lhe apetecia. Não se calava. Era austero. Não mostrava os dentes. Não era hipócrita. Eu gostava dele. Morreu. Não soube. Só hoje. Pinto de Sá pai...vou ter saudades!

Sem comentários: